Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Tia Alice

Tia Alice

Já ouviram falar do Restaurante Tia Alice perto do Santuário de Fátima? Se nunca ouviram (se bem que acho difícil depois da experiência de hoje e já vão perceber o porquê), vão passar agora a conhecer.

Chegamos ao famoso Tia Alice e estava lotado! Mas… tínhamos feito reserva (ufa!).

O restaurante consegue unir a simplicidade da melhor cozinha portuguesa com o requinte, onde podemos encontrar especialidades únicas.

Mas… o que me impressionou mesmo foi a quantidade de brasileiros que estavam lá. Aliás, a menina que nos atendeu, quando tirou o nosso pedido, perguntou: querem água natural ou gelada?

Na hora, soou um pouco estranho, pois aqui em Portugal, normalmente se diz fresca e não gelada. Então, perguntei se já era o costume em atender brasileiros e ela confirmou logo que nós (brasileiros) somos a maioria dos clientes do Tia Alice.

O restaurante organiza o horário do almoço em dois turnos: o primeiro começa ao meio dia e o segundo às 14:30, provavelmente para responder de forma eficaz ao volume de clientes.

O nosso horário era o segundo turno, então ficamos esperando no jardim e assim aproveitamos também para dar uma olhada numa loja lindinha com produtos típicos portugueses. Mas, não tivemos de esperar muito tempo, foi super rápido e eles conseguiram cumprir com o horário das 14:30.

O cardápio é pequeno e com pratos fixos, até porque Alice Marto só serve aquilo que faz de melhor.

Esta senhora, de 80 anos, será talvez uma das figuras mais conhecidas de Fátima. Apesar de ser uma perfeccionista, Alice é conhecida por ser humilde e modesta, pois só admite que boas cozinheiras eram na verdade a sua mãe e a sua avó.

A par com a boa comida temos o espaço. O ambiente é rústico, mas ao mesmo tempo moderno. As paredes são em pedra e a decoração é clean e acolhedora. Tudo com muito bom gosto!

A comida servida é a tradicional portuguesa, portanto não espere coisas super diferentes e inovadoras. No Tia Alice, em primeiro lugar estão os produtos frescos e a qualidade: os alimentos são naturais e preparados sem químicos, ou seja, como fazia a nossa avó. Nada de enlatados por aqui!

Uma coisa é certa: todos aqueles que vão dizem maravilhas, portanto, é mesmo unânime e nós podemos comprovar!

Chegamos com fome e o pão que nos trouxeram era maravilhoso! Quentinho e fofinho… e para acompanhar uma manteiga normal e outra de alho que parecia literalmente de outro mundo.

O Paulo se jogou na açorda de bacalhau e o Martin também (tal pai, tal filho).

Eu não curti muito, pois a receita leva coentros. Já que eu não como nada com coentros, pedi uma vitela no forno... meu Deus... top!

Dizem que o prato mais famoso do restaurante é o bacalhau. Vocês, amantes do bacalhau, tratem de averiguar! Sei de alguns nomes famosos que já foram experimentar… Fafá de Belém, José Saramago, Mário Soares (ex-presidente da República portuguesa) e até o senhor Valentino!

Menos modéstia, Tia Alice! A comida é digna dos deuses!

Importante saber:

Consumo médio: 25€ por pessoa

Horário de Funcionamento:  12:00 às 15:00/ 19:30 às 21:30.


Brunch com Vista Tejo

Brunch com Vista Tejo

Português de Portugal

Português de Portugal