Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Confeitaria Tavi

Confeitaria Tavi

Assim foi começar o dia no Porto com um café da manhã delicioso e com vista mar.

Eu já acordo com fome! Confesso nunca ter entendido aquelas pessoas que acordam sem fome nenhuma. Contudo, na correria do meu dia-a-dia, nunca consigo tomar um bom café da manhã com toda a calma necessária.

Como há exceções na nossa vida e dias especiais, decidi que, em pleno sábado e estando no Porto, eu não reduziria essa refeição a um suco mais uma vez.

Quando acordamos, vi que o dia estava lindo! Para a nossa sorte, não estava nem um pouco frio (lembre-se de que estamos no Outono, no Porto o clima é sempre mais frio do que em Lisboa). Então, já que o sol estava fazendo um convite e o meu querido estômago pedia uma bela pastelaria, de preferência com uma vista espetacular e comida com qualidade.

Lá fomos nós! Não se deve ignorar um pedido assim!

A confeitaria que escolhemos se chama Tavi e não é uma confeitaria qualquer! O espaço acumula anos de história, afinal recebe os clientes desde 1935. Tendo o nome já conhecido na zona do Porto, conseguiram conservar a tradição quando em 2006 a confeitaria foi vendida à família Paiva. Os novos donos, com experiência no ramo, inovaram o conceito e modernizaram o espaço, para além de terem trazido novos sabores.

Tinha lido uma matéria sobre a pastelaria Tavi numa revista e na hora anotei o nome para quando visitasse o Porto.

Então finalmente… cá estava eu tomando meu delicioso café da manhã com um visual maravilhoso!

Em geral, todas as pastelarias daqui são boas. Só de olhar pelo vidro, começamos a comer literalmente com os olhos: os pães, os bolos, tantos produtos delicados aliados às sobremesas tradicionais e contemporâneas nos fazem engordar a cada suspiro. Eu tive de me conter, afinal como estou só comendo e trabalhando durante esses dias, não tem sobrado tempo para exercício.

Escolhi um menu saudável que trazia ovos com peito de peru e pão de cereais (esse último eu não comi), para beber: um suco de laranja. O Martin foi o meu sócio no suco, então tivemos de pedir dois.

A primeira refeição do dia na Confeitaria Tavi é uma experiência super agradável. Localizada na Foz Velha, junto ao mar, é possível de lá ouvir as gaivotas e o som das ondas enquanto comemos. Sente-se o cheiro da maresia e dá para ver as pessoas correndo na orla. É uma zona elitizada e charmosa, as casas ao redor são bonitas e há lojas concept muito legais.

As ruas arborizadas conferem um charme único ao bairro da Foz, vale muito a pena uma visita quando forem ao Porto.

Importante saber:

É possível também almoçar na pastelaria, que dispõe inclusive de menu infantil, ou ainda saborear umas tapas (refeição mais rápida, uma espécie de aperitivo) em substituição do jantar tradicional.

Horário: todos os dias das 8:30 às 20:00.


Links Úteis de Viagem

A Cidade Romântica

A Cidade Romântica

Música Portuguesa

Música Portuguesa