Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Praia em Tróia

Praia em Tróia

Não muito longe de Lisboa fica Tróia, a península de areias brancas e águas transparentes.

Normalmente durante o mês de Agosto as praias na região de Lisboa (e não só) estão sempre lotadas. Assim, resolvemos tentar "fugir",  em pleno dia de semana, para um lugar mais afastado (e supostamente mais vazio).

Saíndo de Lisboa, atravessamos a Ponte 25 de Abril e viajamos cerca de 50 kms até à cidade de Setúbal - uma viagem que fizemos em aproximadamente 45 minutos. 

Chegando em Setúbal, seguimos em direção ao cais onde se encontram os ferry boats que fazem a travessia para Tróia (a empresa que faz a travessia é a "Atlantic Ferries").

Ficamos um pouco desanimados quando encontramos uma fila enorme de carros mas confesso que foi bem mais rápido do que eu esperava e super organizado. O carro vai dentro do ferry boat e tem um custo de ida e volta de aproximadamente €15 (o condutor não paga mas depois tem um acréscimo por cada passageiro adicional).

Depois de estacionar, resolvemos descer do carro para o Martin curtir o trajeto que dura 20 minutos. Ele ficou fascinado com a experiência e ficou procurando pelos golfinhos que por vezes são avistados no rio Sado durante a travessia.

Chegando a Tróia, uma península com um extenso areal, fomos dar um passeio para escolher em que parte da praia iríamos ficar. Durante o passeio não deixei de reparar que o lugar é muito lindo, com casas charmosas, tudo limpinho, florido e organizado.

Após algum tempo, resolvemos ficar na Praia Atlântica, dentro do empreendimento "Soltróia", um dos empreendimentos mais antigos da região.

A praia é top! Estava com um algum movimento mas nada demais para o concorrido mês de Agosto.

Os acessos para pedestres são muito bons, tem uns bangalôs deliciosos para alugar (parecem umas camas na verdade) mas infelizmente já estavam todos ocupados. Restou a opção de ficar com as espreguiçadeiras, que também são ótimas. O preço não é tão barato - cerca de €25 para usar o dia inteiro - mas como esquecemos de levar toalhas, cangas e tal, optamos por alugar.

A água do mar estava maravilhosa, transparente e limpinha. Aqui o mar é bem frio mas com o calor que estava ficou na medida certa.

Fomos caminhar pela praia e chegou uma hora que não tinha uma alma viva. Deserta! Um verdadeiro milagre em pleno Verão.

Setubal - Depois de Setubal as incriveis Praias de Troia - Cidades de Portugal por Joana Balaguer - 6.jpg

Na dúvida se iríamos encontrar algum lugar para comer em Tróia, parei na Padaria Portuguesa em Lisboa e comprei uns sanduíches e croquetes para enganar a fome. Apesar de ter sido uma boa opção (principalmente quando se vai com criança), não se preocupem pois tem restaurantes e quiosques para café, água, sorvetes...

Tem até vendedores ambulantes na praia. Não resisti e tive que provar uma tradicional "Bola de Berlim". Hmmm....

Como já referi anteriormente, a Praia Atlântica é bastante limpa e fiquei bem impressionada com a preocupação de separar e reciclar o lixo. Fica o exemplo...

Todas as mães sabem que tirar uma criança da praia é uma tarefa difícil. Martin estava tão feliz que as 5 horas que ficamos lá voaram. Martin, encantando com o cenário e fazendo seus montes de areia, não parou um minuto!

Por ser um passeio relativamente perto de Lisboa, fomos passar apenas o dia mas para quem escolher ficar por lá tem ótimos hotéis.

As minhas sugestões seriam o Troia Design Hotel, logo no início de Tróia, e o Pestana Troia Eco-Resort & Residences, um pouco mais na frente (e mais próximo da Praia Atlântica).

No regresso, optamos por um caminho alternativo, passando pela Comporta.

Esse caminho é mais longo mas permite que você viaje entre Tróia e Lisboa sem necessidade de atravessar de barco. O trajeto é feito pela A2, um das principais estradas de Portugal que liga Lisboa ao Algarve, passando pelo Alentejo.

Resumindo: foi um grande dia de praia e um passeio que recomendo a todos os que visitarem Lisboa durante os meses mais quentes do ano.


Links Úteis de Viagem

Jardim Zoológico

Jardim Zoológico

Mapas de Portugal

Mapas de Portugal