Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Santuário de Fátima

Santuário de Fátima

A energia é tão positiva por lá que ultrapassa simplesmente uma crença. Para ser bem sincera, já estive em Fátima muitas vezes, mas todas elas foram ótimas, especiais e únicas.

Lá, um sentimento é dominante: paz! No momento em que entramos no Santuário, sentimos uma paz incrível. É indescritível, temos que estar lá para perceber.

Para terem uma ideia… já estive algumas vezes a passeio, outras vezes apenas passei ali por perto e pensei: é impossível não dar uma passadinha!

Como fui lá parar dessa vez?

Almoçamos no famoso restaurante Tia Alice e depois fomos ao Santuário agradecer a tudo!

Em Maio de 2017 Fátima receberá a visita oficial do Papa Francisco, por conta disto, os hotéis na cidade já estão completamente lotados para o evento.

Sabem por que o Papa visitará o Santuário em Maio?

No dia 13 de maio de 1917, Lúcia, Francisco e Jacinta – os três pastorinhos – presenciaram a primeira aparição de Nossa Senhora (dentre seis), que lhes teria pedido: Rezem o Terço todos os dias para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra.

A parte central do Santuário abriga a Capelinha das Aparições, que foi construída a pedido de Nossa Senhora em uma das suas aparições e resguarda uma imagem da mesma.

As aparições de Nossa Senhora de Fátima representam um acontecimento importante na Igreja Católica, tendo extensa divulgação em todo o mundo. Os brasileiros são visitantes assíduos, por exemplo. Acredito que 80% das pessoas que lá estavam durante a minha visita eram do Brasil.

O dia estava lindo! Tivemos muita sorte, porque não estava lotado como é de costume, talvez por termos optado por fazer a visita num dia no meio da semana.

Antes de entrar na basílica, passei na lojinha que vende souvenirs para comprar um terço a uma amiga. Tanto eu como Martin piramos completamente! Martin agarrou numa cestinha e saiu colocando todas as santas da loja lá dentro. Dá para imaginar? Eu comprei a lembrança para a minha amiga e acabei não resistindo em levar um terço para mim também.

Saindo de lá, aproveitei para benzer os terços.

Uma das coisas que mais me impressiona, em todos os meus passeios, é a forma como os portugueses se esforçam para preservar o património nacional. É uma atitude louvável! Já viajei muito e já me deparei com monumentos lindos, porém degradados e sujos.

Aqui no Santuário de Fátima? Nem pensar! Tudo super limpo e cuidado.

Hora de ir embora… mas saio sempre de lá pensando na minha próxima visita… até a próxima, Fátima!


Casa do Rio ... Douro

Casa do Rio ... Douro

Batalha District

Batalha District