Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Jardins e Parques de Lisboa

Jardins e Parques de Lisboa

Depois que fui mãe passei a ter uma outra visão se a cidade é boa ou não para crianças, pois como Martin está sempre conosco é preciso ter lugares para ele também.

Quando nos mudamos para Lisboa, a minha prioridade era encontrar parques e jardins legais para ele poder brincar, já que estávamos vindo da Austrália e lá tudo é virado para crianças.

Hoje, passado 1 ano, posso dizer claramente que Lisboa, a maior cidade de Portugal, tem muitos parques e jardins ótimos para crianças.

Aliás, as mensagens que mais recebo incluem uma pergunta com frequência. Quais os parques e jardins legais para crianças? Agora, apresento aqui alguns a vocês:

Jardim da Estrela

Imaginem um super parque, tranquilo, silencioso em plena Lisboa? O Jardim da Estrela, localizado bem em frente à Basílica da Estrela (um dos pontos turísticos de Lisboa que ainda escapa à invasão dos turistas) é esse lugar em Lisboa. Tem um lago com patos, gramados, cafeteria e um ótimo espaço para crianças. O Jardim da Estrela é impecavelmente cuidado. Único "porém" é estacionar. Confesso que gostaria de ir muito mais mas quando penso em estacionar o carro ali... Apesar do desafio, vale bem a pena porque é um dos melhores parques em Lisboa!

Parque Recreativo do Alto da Serafina

Esse parque para mim é top! Enorme com muitos brinquedos para as crianças, super bem cuidado, bem frequentado, limpo, grátis e fácil de estacionar. Tem uma área para fazer lanches com as crianças, tem um mirante e um restaurante. Fica em Benfica mas é super arborizado. E o melhor: Não se paga:)

Parque Infantil de Alvito

Eu ia muito nesse, foi o primeiro que conheci. Fiquei super surpresa quando o vi pela primeira vez. Grande e cheio de brinquedos para as crianças de diferente faixa etária. Fica em Monsanto, o "pulmão" de Lisboa. Uma área verde enorme que a saúde agradece. Dia de semana é super fácil estacionar, só final de semana que fica bem cheio. É um parque gratuito.

Jardim Botânico d'Ajuda

Esse conheci recentemente pois a festa de final de ano da escola do Martin foi lá. Fica próximo do Palácio Nacional da Ajuda. É amplo, repleto de árvores e tem uma vista linda. Uma ótima opção par colocar seu filho em contato com a natureza, aliás não se assuste se der de cara com um Pavão pois lá eles estão livres, leves e soltos. Sem falar que foi o primeiro jardim de Portugal, portanto vale a pena ver como está cuidado, um jardim cheio de histórias para o seu pequeno. Só tem uma coisa, esse é pago. Crianças até 7 anos não pagam mas de resto são 2 euros por pessoa dia de semana e final de semana são 1,50 euros.

Jardim da Torre de Belém

Esse é aquele jardim que, independente de estar com crianças ou não, você vai passar. Como o nome diz, é mesmo em frente à Torre de Belém, sendo que tem vários jardins que se estendem até à Ponte 25 de Abril. O Jardim da Torre de Belém corresponde a um gramado enorme onde se podem ver pessoas jogando futebol, andando de bike, pegando sol, fazendo picnic ou apreciando a linda paisagem. Quando quero deixar Martin solto para gastar energia, esse é o lugar.

Jardins do Parque das Nações

Os Jardins do Parque das Nações estão espalhados por esse moderno bairro de Lisboa, onde podemos destacar 3: Jardim do Passeio dos Heróis do Mar (entre a Ponte e a Torre Vasco da Gama), o Jardim Garcia de Orta e o Jardim da Água. Esses jardins ficam mais afastados do centro, mas mesmo assim recomendo pois tem um visual diferente do Rio Tejo, já que se vê a Ponte Vasco da Gama, e a arquitetura do bairro é mais futurista.

Jardim das Amoreiras

Esse jardim não é grande mas é bem gostoso. Tem um pequeno lago, uma capela, um Museu e um parquinho para as crianças. É bem arborizado. Junto ao Jardim das Amoreiras, encontra-se o Aqueduto das Águas Livres, uma obra que servia para captar as águas de Lisboa. O difícil é estacionar por ali. Aconselho a ir de transportes públicos ou parar o carro no parque do Pátio Bagatela ou Shopping das Amoreiras, ambos pertinho.

Centro Desportivo Nacional do Jamor

Um complexo esportivo maravilhoso. Uma mancha verde na entrada da cidade de Lisboa. Atividades de sobra para os "miúdos" rsrsrs. Tem uma área bem legal de diversos brinquedos e, quando se cansarem dos brinquedos tem vários campos de futebol para baterem umas bolas. De graça, também e super fácil de estacionar. Ele fica na Cruz Quebrada, entre Oeiras e Lisboa.

Bom, claro que esses são apenas alguns, aliás são os que eu costumo ir. Lisboa me surpreendeu (para variar pela positiva) com o tamanho dos parques e jardins, sendo que estão projetados mais e mais. As mamães agradecem, certo? 


Links Úteis de Viagem

Clima em Portugal

Clima em Portugal

Pizzaria Lisboa

Pizzaria Lisboa