Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

World of Discoveries

World of Discoveries

No Porto há sempre o que fazer, e como estávamos por lá para uma festa de aniversário, aproveitámos as horinhas livres para conhecer um museu ideal para crianças e adultos.

Apesar de já ter ouvido falar antes, ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer o Museu dos Descobrimentos. Quase desistimos de ir dessa vez, porque nos enganamos no Google e até pensávamos que era muito longe, mas depois vimos que afinal era pertinho.

O World of Discoveries fica no interior de antigos armazéns, no centro histórico do Porto, em Miragaia. Tá perto do rio e também do Museu dos Transportes e Comunicações, a zona é muito agradável e toda hora passa um daqueles elétricos (bondes) icônicos, que são a cara da cidade do Porto.

A proposta do museu é bem legal, porque além de ser um Museu Interativo, é também um Parque Temático dedicado aos descobrimentos portugueses, melhor dizendo: é uma reconstrução das aventuras vividas pelos navegadores lusitanos, que desbravaram os oceanos descobrindo um mundo totalmente novo, contada de uma forma deliciosa. É impossível não ficar interessado!

Ainda é um projeto recente, o museu funciona desde 2014, mas já aparece em muitos roteiros para quem viaja com crianças pelo Porto.

Os cenários são incríveis e construídos à escala real, eu acho que é bacana até para os adultos, gostei mesmo!

Eu já estava super empolgada e cheia de expectativas, mas confesso que a visita superou tudo o que eu imaginava.

Há uma sala interativa com painéis, onde podemos saber curiosidades sobre os navegadores e a história da época. Até podemos seguir as personagens do navio, como se estivéssemos num jogo.

A recriação do estaleiro de Miragaia está perfeita, lá eram construídos os navios que enfrentavam os mares distantes. Na verdade, antigamente havia uma praia por ali, o que facilitava a localização do estaleiro.

Ao todo, são 18 áreas temáticas para a gente descobrir.

Algumas delas exploramos numa viagem de barco super interessante e emocionante para as crianças (e para o crescidinhos também!). O passeio no barquinho durou mais ou menos vinte minutos, o Martin amou!

Essa viagem recria todos os territórios descobertos ou visitados pelos portugueses.

Passamos pelo Norte da África e vimos a conquista de Ceuta.

Passamos também pelo Cabo das Tormentas, onde os navegadores encontram dificuldades, tempestades e medo através da figura do Adamastor (o Martin ficou super impressionado com o gigante).

 Vimos a Índia, as florestas tropicais da África e da América; China e Macau; Japão; por fim, o Brasil!

Tudo parece tão real que ficamos com aquela vontade de não acabar! Eu recomendo mesmo! Deve ter sido a melhor aula de História da minha vida.

Achei legal descobrir, por exemplo, que o nome do bairro Botafogo, no Rio de Janeiro, vem do galeão São João Baptista (navio de 4 mastros), também conhecido como Botafogo. Ao serviço da Marinha Portuguesa, durante o século XVI, era considerado o mais poderoso do mundo com as suas 366 bocas de fogo, chamado por isso de Botafogo literalmente.

Porto - World of Discoveries - Cidades de Portugal por Joana Balaguer 2.jpg

Martin abraçando o Mundo!

A prova viva dessa história entre Portugal e o Brasil.

Na saída do museu tem uma loja com artigos mega especiais! São coisas de várias partes do mundo, é um lugar bem tentador até mesmo para nós.

Porto - World of Discoveries - Cidades de Portugal por Joana Balaguer 13.jpg

O World of Discoveries funciona todos os dias das 10h às 18h (fins de semana e feriados até às 19h). A entrada é gratuita até aos três anos, os adultos pagam 14 euros e as crianças oito euros, fica mais barato se comprarmos os ingressos online.

A equipe é muito simpática e tudo é muito bem organizado. Vale a pena levar as crianças!

Por ali dá para fazer vários passeios, nós quando saímos aproveitamos para conhecer um armazém vintage bem bacana que vale uma voltinha.


Links Úteis de Viagem

Cidades de Portugal, Agora em Vídeo

Cidades de Portugal, Agora em Vídeo

Museu Machado de Castro em Coimbra

Museu Machado de Castro em Coimbra