Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Restaurante Flow

Restaurante Flow

Na baixa Portuense, encontrei um dos melhores restaurantes do Porto no momento: o Flow, do Chef Rui Mingatos.

Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite…

Pois é… assim diz o Lulu Santos, mas a vida de mãe não me permite esperar grande coisa de um sábado a noite. Os meus sábados, na verdade, muitas vezes são passados como se fossem terças-feiras. Se nos entregarmos à rotina, a vida perde a graça.

Decidimos que teríamos ter um sábado diferente, então fomos jantar no badalado Flow, que fica na baixa do Porto.

Já vou avisando que é difícil estacionar, aliás, na baixa portuense isto é sempre uma tarefa complicada. Tínhamos reserva para às 20h (eles fazem as reservas em dois turnos), mas pegamos muito trânsito e nos atrasamos um pouco. Até pensei que nossa mesa estaria em risco, mas acabamos por conseguir chegar ao restaurante às 20:45.

O restaurante é bem legal. Trata-se de um edifício neo-árabe que ainda mantém as arcadas, os pequenos pilares e os azulejos exteriores. Apresenta uma decoração requintada e ao mesmo tempo clássica, nada pretensiosa, conjugada com uma iluminação acolhedora.

As pessoas que o frequentam são bonitas e bem arrumadas, talvez por isso tenha me lembrado dos restaurantes de São Paulo ou talvez tenha sido pela harmonia do ambiente.

A zona do bar é maravilhosa, tal como o espaço exterior, que está decorado com muitas plantas e ainda traz alguns toldos para ficarmos mais abrigados. É muito agradável.

A lareira lá fora confere um clima ainda mais gostoso ao local e as portas em arcos nos levam diretamente ao imaginário dos pátios marroquinos.

Os responsáveis pela criação do Flow são dois amigos que se uniram para tentar acompanhar o ritmo da cidade através de temperos e sabores. O Chef Rui Mingatos, conhecido pela sua criatividade e também pelas combinações improváveis, é o responsável pela cozinha.

O cardápio é bem apetitoso, como a maioria dos bons restaurantes em Portugal.

Traz um couvert simples, mas de uma qualidade única. Tínhamos três tipos de pães deliciosos, que eram acompanhados por três manteigas diferentes e muito boas a base de ervas, uma delas até levava café.

Eu pedi um carpaccio, afinal estávamos na minha versão da hora do jantar!

As pessoas que estavam comigo pediram as mais variadas coisas, confesso que cada prato era melhor do que o outro. Não que o meu ficasse atrás, o carpaccio era um verdadeiro espetáculo!!!

Consegui me contentar na hora da sobremesa e fiquei apenas no chazinho de gengibre, que por acaso era leve e delicioso.

Já galera não se conteve! Pediram uma torta de lima limão (o limão que nós conhecemos no Brasil, em Portugal é a lima. O limão aqui é o chamado de siciliano no Brasil) com limoncello (um licor apetitoso original do sul da Itália) e ainda uma torta de chocolate acompanhada de sorvete de tangerina.

Apesar de não ter provado das sobremesas dos meus amigos, acredito que deviam estar ótimas, julgando pelos pratos que ficaram limpos. Eu também não deixei nada do meu chá, era muito bom!

Voltarei com certeza! Adorei a dica que foi dada pelos meus amigos, porque o Flow é um excelente restaurante, onde se come muito bem e não é muito caro. Alias, que terra é essa onde se come tão bem? É o Porto, gente!

Importante saber:

Horário de almoço: 12h30 às 15:00 (de terça a sábado).
Horário de jantar: 20:00 às 24:00 (de segunda a sábado).
Fechado aos domingos.


Links Úteis de Viagem

Música Portuguesa

Música Portuguesa

Complexo Vista Alegre

Complexo Vista Alegre