Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Palácio Chiado

Palácio Chiado

Um Palácio no coração do Chiado, DE 1781, Que renasceu pela mão de três sócios que desenvolveram um conceito único para a cidade de Lisboa.

O Palácio Quintela (nome original), que já recebeu no passado toda a aristocracia para famosos banquetes, regressa às luzes da ribalta de uma forma super inovadora para ficar a par com a Lisboa cosmopolita. Cheia de coisas novas, a capital surpreende a cada dia, e eu nem sequer sabia desta novidade em particular!

Quando o meu pai veio me visitar, trouxe esse nome: Palácio Chiado. Eu logo lhe respondi que nunca tinha ouvido falar, apesar de passar muitas vezes por ali.

Fui até lá pensando que poderia ser uma roubada, mas me deparei com uma entrada bem famosa na Rua do Alecrim, nº 70, por onde sempre passo. Na hora, pensei: Como assim nunca vi essa entrada??

É um espaço lindo, grande e delicioso localizado numa zona super famosa e comercial de Lisboa.

Para terem uma visão do que estou falando, pensem num lugar de requinte e tradição, onde podemos desfrutar de boa comida, passear por uma zona legal com várias áreas… isso é o Palácio Chiado.

A ideia de restauração surgiu em 2014 e os organizadores tentaram ser fiéis aos traços originais do Palácio, dando um leve toque moderno, mas preservando as pinturas e os vitrais.

Um lugar amplo, com escadarias, onde o estilo clássico e contemporâneo dançam em perfeita harmonia num espaço cosmopolita.

O Palácio Chiado começou a funcionar neste ano, talvez por isso ainda não tinha ouvido falar. Quando o meu pai viu a dica, eles tinham acabado de abrir.

Dentro do recinto podemos contar com sete restaurantes, quatro deles no piso 0:

- BURGERS & FEIKES – U-try – Hamburgueria que aposta em produtos frescos e de qualidade.

- Local-Your Healthy Kitchen – Receitas baseadas em alimentação saudável.

- Meat Bar – Para provar todas as carnes dos quatro cantos do mundo.

- Pateo no Palácio – Todos os petiscos tipicamente portugueses estão aqui! Ai, a dieta!

Os outros três restaurantes estão no piso 1:

- Espumantaria do Mar – Para degustar cocktails, espumantes ou mesmo ostras enquanto se espera pela mesa ou pela companhia dos amigos.

- DELISBON – Melhores produtos da charcutaria portuguesa aliados aos melhores vinhos.

- Sushic Chiado – Para os amantes da comida japonesa. Como esse é delicioso! Foi considerado em 2014 o segundo melhor restaurante japonês fora do Japão, segundo o TripAdvisor.

Para além destes restaurantes, logo a entrada do Palácio, encontramos um bar para tomarmos um café, uma água ou uma bebida mais extravagante.

O recinto é grande, mas como é dividido por várias salas centenárias temos uma sensação de acolhimento.

Para um momento mais privado, eles dispõem a Sala Quintela, com capacidade para 15 a 25 pessoas. Este serviço está disponível apenas de Domingo à noite a Quinta-feira.

Chegando ao Palácio de carro, é meio chato para estacionar, mas existe um parking privativo um pouco mais acima, no Largo do Camões. De transportes públicos é tranquilo, pois contamos com a Estação do Cais do Sodré, metrô e várias linhas de ônibus. Ou poderão optar por chamar um táxi ou o serviço Uber.

É bom que tenha tempo para explorar as redondezas (Chiado e Príncipe Real), porque há muitas lojinhas típicas e edifícios tradicionais para se ver.


Museu Machado de Castro em Coimbra

Museu Machado de Castro em Coimbra

Pizzaria Casanova

Pizzaria Casanova