Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Museu Machado de Castro em Coimbra

Museu Machado de Castro em Coimbra

Eu já visitei Coimbra várias vezes, mas por incrível que pareça ainda não conhecia o Museu Nacional Machado de Castro, um dos mais importantes Museus de Belas-Artes em Portugal.

O Museu, que abriu as portas há mais de cem anos, é uma homenagem ao escultor conimbricense Machado de Castro. Fica bem pertinho da Faculdade de Medicina e do Jardim Botânico, que também merece uma visita.

Instalado nos antigos edifícios do Paço Episcopal, o Museu conta com um novo e moderno espaço que foi integrado ao complexo há poucos anos, recebendo por isso um prêmio pela sua qualidade arquitetônica, e é realmente LINDO!

Museu Machado de Castro, Coimbra - Cidades de Portugal por Joana Balaguer 3.jpg

Lá podemos visitar o criptopórtico, a mais importante construção romana conservada em Portugal. São várias galerias subterrâneas que foram construídas para suporte do fórum da cidade.

O acervo do Museu é enorme e inclui peças de arqueologia, escultura, pintura, joalheria, desenho, cerâmica e ainda mobília… há muito para ver!

A coleção de esculturas vai desde o século XI até ao século XVIII. Dentre elas, a Última Ceia de Hodart (1530/1534) é realmente um destaque. As imagens em terracota revelam o espírito renascentista do artista que tentava dar às figuras um tom expressivo.

O Martin esteve sempre acordado e gostou bastante de ver as esculturas. Acho que a aparência realista das imagens e os traços bem definidos conseguiram chamar a sua atenção.  

Na nossa visita estava em destaque uma exposição temporária muito legal sobre a Rainha Santa Isabel. O “Tesouro da Rainha Santa” apresentava peças religiosas e também uma incrível jóia medieval: um colar de ouro e pedras, uma verdadeira raridade do século XIV.

Com um acervo tão rico e exposições que são realmente um convite, a visita vale super a pena! O aspecto moderno,clean e bem cuidado do edifício funde-se perfeitamente com toda a história que envolve o Museu.

Se tiverem fome no fim do passeio, podem fazer um lanche lá mesmo. Há um Café/Restaurante no Museu com vista, o Martin comeu um misto quente e tomou um suquinho de laranja quando passamos por lá. 

Na minha visita não havia muita gente, o que foi bom, porque pude ver tudo com calma. A equipe do Machado de Castro é super simpática e vai adorar receber a sua visita!

Na loja do Museu há coisas bem interessantes, nós aproveitamos para comprar um livro da História de Portugal para o Martin. Não deixem de ir também ao miradouro, que é top! Fomos contemplados com um pôr-do-sol maravilhoso!


Links Úteis de Viagem

World of Discoveries

World of Discoveries

Palácio Chiado

Palácio Chiado