Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Complexo Vista Alegre

Complexo Vista Alegre

A Vista Alegre, a mais famosa e mais antiga fábrica de porcelanas da Península Ibérica, tem agora um hotel de 5 estrelas.

E que hotel! O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel fica em Ílhavo, a apenas 3 quilómetros do mar e a 8 quilómetros do centro de Aveiro, bem pertinho da Veneza portuguesa. Apresenta um ambiente super clean e a sua calmaria oferece sossego garantido aos hóspedes.

Este projeto nasceu da vontade de recuperar todo o espaço que compreendia o antigo palácio da fábrica da Vista Alegre, incluindo a Capela de Nossa Senhora da Penha de França, o Bairro Operário, o Teatro e o Museu.

Sendo assim, no complexo do hotel temos toda a facilidade em visitar a Capela, o Museu da Vista Alegre e ainda aproveitar para fazer umas comprinhas nas lojas mais lindas da marca.

Os três andares do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel são temáticos, cada um é dedicado a uma parte do processo de produção da Vista Alegre. O tema do primeiro piso é “Moldes e Forma”, neste andar, as instalações tentam fazer jus ao motivo proposto. O segundo é chamado de “Piso do Branco”, onde peças em branco deixam o ambiente leve e moderno. O tema “Decorado” ficou para o terceiro piso, que apresenta peças especiais e únicas para os seus hóspedes, neste caso, nós!

O nosso quarto era super top! Literalmente com uma vista alegre de tirar o fôlego.

A imagem incrível que eu pude admirar do meu quarto: uma piscina linda que se confundia harmoniosamente com o rio atrás.

Com toda essa beleza, tínhamos mesmo de aproveitar a luz natural do dia, que estava maravilhosa.

Já estava friozinho… tão bom! Ver o pôr-do-sol foi um momento único, lindo!

Visitamos o Outlet e Loja da Vista Alegre, mas não tivemos muito sucesso…

Quem tem filhos vai entender. É como pisar em campo minado! Ir com uma criança a uma loja de porcelanas e cristais não é uma boa ideia com certeza. Assim, a nossa visita durou menos do que o esperado: uns dez minutos no máximo.

Para quem gosta de um ambiente moderno, confortável e tranquilo, o Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel é uma ótima opção.

O hotel tem a vantagem de estar bem localizado, pois está bem próximo da região de Aveiro e ao mesmo tempo num cenário calmo, ideal para descansar.

O preço cobrado não é exagerado. O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel dispõe de um bom estacionamento, um café da manhã variado, que dá para ser punk e light, ou seja para todos os gostos e estômagos. Aliás, a sala do café da manhã já é um convite, é bem clara, mesmo super iluminada e bonita.

Sobre o Museu da Vista Alegre…

Este museu relembra a história daquela que é a mais valorizada fábrica portuguesa de porcelana. A bela coleção é constituída por vidros do século XIX e porcelanas. Consegue ainda mostrar a evolução da fabricação do ao longo dos anos, unindo a tradição à beleza sem nunca se negar à qualidade.

Muitas das peças são pintadas à mão e retratam vários episódios ou personalidades ao longo do tempo, sendo estas um testemunho da história de Portugal.

O meu pai, que já tinha visitado o museu, me deu a dica e chamou a atenção para a beleza do espaço. Eu, como boa curiosa, quis ver com os meus próprios olhos.

A entrada é um verdadeiro bom cartão-de-visita, pois é bem legal e imponente. Todo o aspecto do museu vai ao encontro ao complexo: hiper clean, moderno, atual, contemporâneo! Não é muito grande, contudo é o suficiente para aquilo que propõe.

Depois da experiência na loja da Vista Alegre, ficamos receosos em ir com o Martin, afinal com crianças e porcelanas não se brinca! Mas… eles são cuidadosos e têm todas as peças protegidas através de vidros grossos.

O museu disponibiliza várias propostas de lazer e descoberta ao longo do ano. Vale a pena!

Mas, do que o Martin gostou mesmo foi de um carro de bombeiros de 1880 que lá está exposto.

No Brasil temos a ideia cômica do português de bigode, o famoso Senhor Manuel que é casado com a Dona Maria! Não fazem ideia da ironia das ironias… vejam só o que aconteceu, fui encontrar dentro do Museu da Vista Alegre um boneco com essas características, mas que levava o seguinte título: o Brasileiro.

Ao fim da visita, saímos diretamente na loja, que é enlouquecer de tão linda!

Dentre as variadas peças, uma me chamou a atenção: um pratinho super fofo em homenagem ao título de campeão europeu recebido pela seleção portuguesa neste ano.

Logo depois, fomos correndo visitar a Capela Nossa Senhora da Penha de França.

Atenção: os bilhetes para a capela são vendidos na recepção do museu! A entrada é pela porta lateral, junto ao jardim da loja.

A capela é tão lindinha… cheia de azulejos e pinturas. Fiquei imaginando como seria um casamento ali: um sonho!

Aliás, no hotel há uma ala antiga e um dos quartos é privilegiado com vista direta para a capela.

O que acharam?

Se puderem passar um dia neste complexo (hotel, museu, capela e lojas) vale a pena com certeza!

Importante saber:

O Museu da Vista Alegre está encerrado todas as segundas, para além do dia 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa e Natal.
Maio a Setembro - Diariamente, das 10h às 19h30
Outubro a Abril - Diariamente, das 10h às 19h
Bilhetes: Adulto - 6€ e entrada gratuita para crianças até aos 5 anos.


Links Úteis de Viagem

Restaurante Flow

Restaurante Flow

Joan(a) Miró em Serralves

Joan(a) Miró em Serralves