Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Fado ao Centro

Fado ao Centro

O Fado ao Centro é um Centro Cultural que fica na rua do Quebra-Costas, numa zona histórica de Coimbra. Foi lá que assisti pela primeira vez um show de Fado!

Com apresentações todos os dias, é um lugar para curtimos a tradição na sua forma mais genuína, com os melhores músicos da cidade.

Eu, que estou em Portugal há oito anos, ainda não tinha tido a oportunidade de ver um espetáculo assim.

Finalmente, aos 32 anos, tenho a minha estreia! Mas, a do Martin em compensação… que menino precoce! Com apenas 2 anos!

Escolhemos a sessão das 18h, pois ficamos com medo do Martin dar erro se fosse mais tarde! Normalmente, há apenas uma apresentação por dia, mas como era Sábado e os ingressos estavam esgotados, eles abriram uma sessão extra que começaria às 19h. Os ingressos custam dez euros.

O ambiente era intimista e o clima frio e propício da noite foi o cenário perfeito para apreciarmos o show.

Sentamos logo na primeira fila para que o Martin ficasse mais entretido, mesmo assim durante o espetáculo, eu estava super tensa com a possibilidade dele falar ou gritar a qualquer momento. Esses são os percalços da vida precoce!

Ele se divertia mesmo era com as palmas, claro!

Ao longo da apresentação, uma menina assumia o papel de narradora e interagia com os músicos. Num certo momento, eles fizeram uma serenata e todos que estavam assistindo deviam estar em absoluto silêncio. Quando terminavam, se a menina gostasse, acendia e apagava por três vezes a luz do seu quarto. Essa parte do espetáculo é bem legal justamente por interagir também com a plateia, que não deve bater palmas, apenas emitir um som com a boca para não acordar o pai da menina.

Quando o show chega ao fim, é servido ao público um copo de vinho do Porto no pátio interno. Podemos ainda trocar impressões com os músicos, que são na sua maioria estudantes ou antigos estudantes de Coimbra, ou fazer perguntas sobre o Fado. Ao vê-los, o Martin falou: Foi muito legal!

É um programa para não perder em Coimbra!

Para o jornal inglês “The Guardian”, o Fado ao Centro está na lista dos quinze lugares que devemos visitar em Portugal.

E o Martin já visitou! Contudo, eu não aconselho levarem crianças muito pequenas. O espetáculo pede silêncio e tem uma carga dramática que talvez os mais novos não suportem. Sem contar, que é preciso bastante atenção para entender a história.

Se pretendem conferir, convém fazer a reserva com antecedência. Podem fazer online: www.fadoaocentro.com/pt


Brunch no Olivier

Brunch no Olivier

Um Passeio de Lisboa Até Mafra

Um Passeio de Lisboa Até Mafra