Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Estação de São Bento

Estação de São Bento

Inaugurada há 100 anos, a estação mais movimentada do Porto é também considerada como uma das mais bonitas do mundo!

O edifício, que se tornou numa das salas de visita da cidade, fica na Praça de Almeida Garrett, também conhecida como São Bento. É uma zona famosa, onde podemos ver os prédios altos e estreitos do Porto com as suas pequenas e típicas varandas.

Da Estação de São Bento podemos chegar até outras zonas da própria cidade, mas também temos ligações para as linhas do Norte, do Douro e do Minho, alcançando as tradicionais cidades de Braga e Guimarães.

Muito mais do que uma simples estação, o edifício faz jus à sua fama. De influência francesa e em forma de U, o prédio foi projetado pelo arquiteto José Marques da Silva.

O átrio da Estação é coberto por mais de vinte mil azulejos do pintor Jorge Colaço.

Ponto de chegada e de partida de inúmeras pessoas todos os dias, a estação também funciona ocasionalmente como palco para concertos. Artistas internacionais, como os britânicos dos James, já atuaram gratuitamente e de surpresa no espaço, tal como artistas portugueses famosos.

São Bento foi nomeada em 2011 pela revista americana de turismo e lazer Travel+Leisure como uma das estacões mais bonitas do mundo. 

Destacado pelos seus belos azulejos e ficando ao lado de estações famosas e conhecidas, como por exemplo a Gare du Nord, em Paris, as estações de Kanazawa, no Japão, ou de Melbourne, na Austrália. Tendo a sua beleza e história reconhecidas já foi cenário de filmes e séries televisivas.

É uma estação que vale a pena entrar todas as vezes que passamos por lá. É realmente muito rica e linda. Merece muitas fotos!

O Martin ficou tão inspirado da última vez que até queria viajar sozinho, dizia ele: Tchau, mamãe. Deixa o Martin entrar sozinho no comboio (trem).

Se até o Martin, que tem apenas dois anos, ficou empolgado com a Estação de São Bento, é porque vale mesmo a pena!

E ainda vai ficar melhor, pois já estão planejando, de acordo com um plano de dinamização, a construção de um hotel com áreas comerciais e culturais para valorizar ainda mais a Estação de São Bento.

Para quando será a sua visita?


Um Palácio no Norte

Um Palácio no Norte

A Melhor Vista de Amarante

A Melhor Vista de Amarante