Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Clima em Portugal

Clima em Portugal

Hoje a dica acho que será bem útil: vou falar sobre o clima de Portugal.

Não sei como acontece com vocês mas uma das primeiras coisas que pesquiso quando tenho uma viagem é a previsão do tempo para poder organizar a mala e iniciar minhas programações.

Há 9 anos que acompanho as estações aqui em Portugal, e sinceramente acho o clima em Portugal simplesmente o MELHOR clima do mundo.

Já viajei muito, já fui a cidades lindas com muito calor, muito frio, muita chuva e a minha conclusão é sempre a mesma: Portugal apresenta um clima equilibrado e gostoso.

Para começar é super delineado. Cada estação do ano tem suas características muito particulares e bem definidas, como irei explicar daqui a pouco. Hoje, já mais aclimatizada com a realidade de Portugal, já consigo curtir cada estação e sei reconhecer as qualidades (e eventualmente os defeitos) de cada uma.

Sendo Carioca e podendo usufruir de Verão praticamente o ano inteiro, dava pouca importância às estações. Guardar as roupas de uma estação quando está chegando a próxima? NUNCA! E se esfriar um dia? E se fizer calor e meus shorts estiverem guardados?

Não se preocupem, no Verão é roupa de Verão; no Inverno é roupa de Inverno.

Duvido você tirar um biquini no Inverno e ir até a praia dar um mergulho. No máximo, você irá à praia de roupa pegar um pouco de sol, ou melhor se aquecer, colocando o rosto para o astro-rei.  

Por usufruir mesmo dos 3 meses de cada estação, ao final dos 90 dias, tudo que você quer é que chegue a próxima estação para mudar a vestimenta :)

Vamos então entender melhor o que acontece em cada estação em Portugal, partindo do princípio geral que no litoral as temperaturas são mais amenas e no interior as amplitudes térmicas são maiores. No Norte, também em geral, chove mais.

O Clima de Portugal no Inverno

O Inverno em Portugal começa no dia 21 de Dezembro e termina a 20 de Março. Os dias ficam muito mais curtos (o dia 21 de Dezembro é o dia mais curto em Portugal, com cerca de 9 horas de luz natural), chove mais, venta também bastante. Mesmo assim, ocorrem também dias deslumbrantes, com um céu super azul, sendo que o frio permanece. Se você considerar que estamos na Europa e no velho continente várias cidades vão bem abaixo de zero, o frio em Portugal é super tranquilo. Em Lisboa, normalmente a temperatura mínima não passa de 8ºC e a máxima chega aos 14ºC. Mais ao Norte, o frio é mais intenso. Tem lugares que neva (Serra da Estrela, por exemplo) e no Porto, a segunda cidade de Portugal, o clima é mais úmido e as temperaturas são um pouco mais baixas que Lisboa. Confesso que pode levar algum tempo para você se acostumar ao frio mas depois fica fácil de tolerar e até se torna gostoso, desde que não faça muito vento.

O Clima de Portugal na Primavera

Depois que o Inverno se despede e com ele também o frio, a Primavera vem com tudo - a estação se inicia a 21 de Março e se prolonga até 20 de Junho! Da noite para o dia, tudo fica mais florido, as pessoas estão mais felizes e o sol começa a se firmar mais. Aqui falam, "Abril águas mil", mas confesso que nem acho que chova tanto assim. As flores de Portugal são deslumbrantes, com a luz da cidade de Lisboa então... Pintura! Os dias começam a ficar progressivamente maiores e o jantar começa a ser servido um pouco mais tarde. No caso de Lisboa, a mínima já sobe para os 11/12ºC e a máxima já atinge cerca de 20ºC. Sendo a Primavera uma estação de transição, por vezes ainda surgem dias frios e com chuva. A expectativa para a chegada do Verão é tão grande que qualquer dia mais quentinho já dizem por aqui: "Já cheira a Verão!".

O Clima de Portugal no Verão

Aqui em Portugal, quando chega o Verão (começa a 21 de Junho - o dia mais longo do ano - e vai até 20 de Setembro), é tudo festa. Começam os festivais de música, os casamentos, as férias, os milhares de turistas, as típicas sardinhas assadas e as praias de Portugal se enchem. Pelas ruas, as pessoas caminham com um sorriso no rosto. Chuva?? Quase não tem. Esse Verão de 2016, se choveu por 2 dias, foi muito. As temperaturas mínimas andam pelos +20ºC e as máximas, dependendo da região de Portugal, podem mesmo chegar aos 50ºC (sim, estou falando de você mesmo, Alentejo). Durante as férias, a maioria dos Portugueses migram ao Sul em busca do sol e das praias do Algarve (uma tradição Portuguesa). Sugestão: se você prefere menos agito, talvez seja melhor evitar visitar durante o mês de Agosto. Vale muito a pena conhecer o Algarve - de uma ponta à outra. Na minha opinião, a melhor altura para ir ao Algarve é em Junho, início de Julho ou em Setembro. Os dias no Verão são longos, escurecendo pelas 22 horas. Um dia de Verão aqui rende muito, parece mesmo interminável. No final do Verão, e vendo as vitrines apresentando as novas coleções de Outono/Inverno, já dá um gostinho de querer aquele friozinho gostoso de novo.

O Clima de Portugal no Outono

Novamente uma estação de transição, o Outono em Portugal se estende do dia 21 de Setembro até ao dia 20 de Dezembro. Com a chegada do Outono, as temperaturas descem de forma progressiva, apesar de a maioria dos dias ainda serem de sol. No dia 11 de Novembro se comemora o dia de São Martinho - um dia que se origina a partir de uma lenda que fala sobre um cavaleiro romano que cortou sua capa ao meio para dar a um mendigo para que este se protegesse da chuva e do frio. Como que por milagre, a chuva parou e o sol e o calor se instalaram. Por essa razão, essa semana se chama de "Verão de São Martinho" e, geralmente, mesmo sendo Novembro, faz bastante calor e sol (pode confiar...). À medida que entramos por Novembro, e principalmente em Dezembro, já se sente que o Inverno está chegando e com ele o frio, a chuva e o vento (chegam também os assadores de castanhas que se espalham pelas cidades Portuguesas). Tem dias que ainda está bem quente e de repente vem uma semana mais fria. Já pede o casaquinho de novo, verdade? Ainda mais para uma Carioca...

Não tenho motivos para reclamar, aliás quando viajo pela Europa no Inverno e volto a Lisboa parece que cheguei ao paraíso, aqui é sempre mais quente que nos outros países Europeus.

 

Viajando pelo Algarve


Links Úteis para Planejar Viagem


Viajando pelo Alentejo


Links Úteis de Viagem


Viajando pela Estremadura


Links Úteis de Viagem


Viajando pela Beira Litoral


Links Úteis de Viagem


Viajando pela Beira Alta e Beira Baixa


Links Úteis de Viagem


Viajando pelo Douro


Links Úteis de Viagem


Viajando pelo Minho


Links Úteis de Viagem


Viajando por Trás-os-Montes e Alto Douro


Links Úteis de Viagem

Picolé de Frutas

Picolé de Frutas

Jardins e Parques de Lisboa

Jardins e Parques de Lisboa