Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Caza das Vellas Loreto

Caza das Vellas Loreto

Junto ao Bairro Alto, fica uma loja de enorme importância histórica para a cidade de Lisboa. Descubra porquê.

Uma das coisas que acho mais legais aqui em Lisboa é que mesmo com tantos shoppings, existe um esforço em preservar as lojinhas dos bairros, aquelas mais tradicionais e históricas. Mesmo com lojas multinacionais como Zara, Fnac, H&M e tal, as tradicionais lojas (ainda) sobrevivem por aqui.

Quando entramos nesse tipo de lojas, parece que paramos no tempo sabe? É verdadeiramente uma viagem ao passado. Normalmente são super antigas, passam de geração para geração e tanto o conceito como a imagem mudam muito pouco ao longos dos anos. Acho bem interessante porque são um testemunho da personalidade da cidade de Lisboa.

Essas lojas normalmente são ideais para compras especializadas.

Tem uma que só vende chapéus. Outra que só vende meias. Outra luvas. E por aí vai...... Em breve estarei escrevendo um pouco mais sobre cada uma dessas lojas em Lisboa.

Andando pelas ruas da Baixa/Chiado você encontra algumas lojas desse tipo mas uma em especial me chamou a atenção esses dias.

Falo da "Caza das Vellas Loreto" (não, não escrevi errado, o nome original é mesmo esse). O que ela vende? Velas, naturalmente.

Passeando junto ao Bairro Alto, mais concretamente na Rua Loreto, passei por uma portinha bonitinha e tirei uma foto. Olhando com mais atenção, reparei na idade da loja logo ali na entrada - 1789 - sim, uma loja com mais de 200 anos. 

A Caza das Vellas Loreto foi fundada no mesmo ano que se iniciava a Revolução Francesa com o intuito de iluminar as ruas de Lisboa já que a eletricidade só chegaria bem mais tarde. 

Quantas histórias já passaram por aquela loja? É inevitável pensar que no século XVIII as velas que eles vendiam eram um bem tão precioso (a única fonte de iluminação noturna), um bem de primeira necessidade que hoje em dia para nós são "apenas" velas bonitas, cheirosas e artesanais.

Entrando, encontrei uma loja encantadora que, só pelo ambiente com as velas coloridas, se torna intimista. A tarefa de escolher as velas é complicada pois são muitas!

Por vezes chego a pensar como pode sobreviver uma lojinha que, nos dias de hoje, vende apenas velas? A verdade é que, como eu, milhares de pessoas devem entrar naquela "simples" loja e se encantar, por isso ela já dura há tantos anos. As velas não são baratas mas são bem mais valiosas que as outras pois são feitas à mão e com elas carregam um pouco da história de Lisboa.

Parabéns Caza das Vellas Loreto pelos 2 séculos de sucesso!


Links Úteis de Viagem

Villa Italia Hotel & Spa

Villa Italia Hotel & Spa

Jardim Zoológico

Jardim Zoológico