Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Vistas e Heróis

Vistas e Heróis

Ainda não conhecia o Panteão Nacional! Com a visita do meu pai, pude finalmente colocar esse passeio em dia.

Nós decidimos fazer o tour numa terça, pois veríamos tudo com calma com o Martin na escola e é um dos dias que também acontece a Feira da Ladra, que farei um post mais a frente.

O Panteão Nacional fica mesmo ao lado da Feira e numa rápida caminhada estamos em Alfama, logo, podem imaginar o quão difícil é estacionar por lá! Portanto, fomos de Uber e poupámos um pesadelo com o carro.

Depois de termos dado uma volta pela feira, fomos conhecer o Panteão Nacional, que fica mesmo ao lado do Campo de Santa Clara.

Originalmente destinado à Igreja de Santa Engrácia, o edifício passou para função de Panteão de Lisboa no século XX e assim encarregou-se de homenagear os portugueses mais memoráveis da história.

O Panteão é um monumento extremamente limpo e impecável, grandioso e onipotente.

Para realizar a sua visita, saiba que o ingresso custa 4 euros, mas podemos entrar de forma gratuita todos os primeiros Domingos de cada mês.

Logo a entrada, a beleza do edifício chama a nossa atenção. Os mármores coloridos conferem uma viva decoração que é característica da arquitetura barroca portuguesa.

Curiosos, andamos para ver os túmulos de alguns dos portugueses mais famosos, como por exemplo: o jogador de futebol Eusébio, a fadista Amália Rodrigues, a escritora Sophia de Mello Breyner ou ainda o escritor e político Almeida Garrett.

No Panteão, podemos também encontrar arcas tumulares de homenagem (ou seja, sem o corpo). Algumas dessas arcas consagram as figuras de Camões, Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.

Se você estiver em Lisboa não o deixe fora do roteiro, pois a vista oferecida pelo terraço é maravilhosa, uma das mais bonitas da cidade.

Para conferi-la, nós começamos a subir, subir e subir. Entre um andar e outro éramos surpreendidos por uma exposição de quadros muito legal!

Até que finalmente… a vista sobre o Tejo!

É realmente maravilhosa e vale mesmo muito a pena! Apesar de ventar um pouco, o dia estava fantástico.

Esta foi uma tentativa de selfie.

Como o meu marido não estava com a gente, dei esse trabalho ao meu pai, que como fotógrafo é um ótimo advogado ;)

Ficamos impressionados com a altura depois de termos voltado para o interior do Panteão. O meu pai nem conseguia olhar para baixo, porque realmente dava um pouco de medo.

Achei bem legal ter ido! Risquei mais uma visita da lista do meu pai, fazendo um três em um: Feira da Ladra, Panteão Nacional de Lisboa e voltinha pelo mais antigo bairro lisboeta, Alfama.

RESERVAR HOTEL EM LISBOA

Pastéis de Belém (e não só)

Pastéis de Belém (e não só)

Quinta das Lágrimas

Quinta das Lágrimas