Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

A Cidade Romântica

A Cidade Romântica

Amarante, que já foi descrita como um dos lugares mais bonitos do mundo, faz parte da famosa rota do românico. A cidade está bem próxima do Porto, em direção ao interior. 

Ficamos hospedados na Casa da Calçada Relais & Chateaux, um palácio que foi transformado em hotel e que conserva o seu próprio vinhedo. Depois de termos deixado todas as nossas coisas, fomos a pé até um restaurante que ficava apenas a 5 minutos dali.

Como a cozinha fechava as 15:00, nós não tínhamos muito tempo e tivemos de nos apressar.

O Pobre Tolo é um restaurante todo em pedra, de ambiente acolhedor e de ótimo aspecto. O nome do espaço faz menção ao drama sonhado na construção da mais famosa ponte da cidade.

Na nossa visita, o restaurante estava com bastante movimento, mas nada que atrapalhasse o bom funcionamento. Comemos super bem, pedimos um camarão de entrada e acabamos recusando as triviais e variadas entradas da casa.

O preço era mediano, nem muito caro e nem muito barato, e o atendimento era bom.

Depois do almoço, fomos finalmente passear e conhecer melhor a cidade.

Escolhemos uma confeitaria deliciosa (para não fugir à regra) com vista para o rio. Lá, tomamos o nosso cafezinho enquanto apreciávamos todo o encanto do lugar. Havia pessoas fazendo pedalinho, casais curtindo a tarde, famílias aproveitando o domingo…

Amarante é também um lugar que se define pela religião.

São Gonçalo, que nasceu na região de Guimarães, terá chegado à cidade depois de andar em peregrinação na Itália e em Jerusalém. Deve-se a ele a construção daquela que hoje é a mais icônica imagem de Amarante: a velha ponte sobre o rio Tâmega.

O Mosteiro de São Gonçalo e a capela foram construídos mais tarde em homenagem ao santo, pois ali ele teria vivido e sido sepultado. 

Surgiram algumas lendas, ainda quando estava vivo, de que era um santo casamenteiro. A história foi se espalhando e mesmo hoje em dia diversos solteiros vêm à cidade em peregrinação, em busca de encontrar enfim o amor verdadeiro. Esta apresenta um altar bonito, bem trabalhado e tão detalhista que até nos impressiona.

Esse clima religioso, presente em Amarante, é reforçado cada vez que escutamos as badaladas do sino da Igreja de São Gonçalo.

Algumas senhoras vendem, na frente da igreja, biscoitos e doces tradicionais da região, como os rebuçados da Régua (que seriam uma espécie de bala no Brasil) e as cavacas. O Martin ganhou cavacas de uma senhora e assim nos deixou ver com calma e em silêncio a igreja, enquanto degustava.

Como era domingo, as lojas estavam fechadas, mas foi agradável porque pudemos observar os habitantes locais em plena rotina dominical com as suas famílias.

Passamos por uma pastelaria muito bonita chamada O Moinho Centro Histórico. É pequena, mas super bem decorada. Os pães são feitos na própria loja, portanto o cheirinho te leva lá para dentro! É uma coisa deliciosa! Havia uma varanda bem gostosa com uma vista incrível para o rio… fiquei imaginando um brunch ali…

Continuamos o nosso passeio pelas ruas e pelo charmoso centro histórico. Lugares assim têm de ser vistos com calma.

E é nessa sensação de calmaria que repito: Amarante é ótimo para descansar.


Batalha District

Batalha District

Confeitaria Tavi

Confeitaria Tavi