Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Museu do Azulejo

Museu do Azulejo

Num dia de sol maravilhoso, fomos a pé conhecer o Museu do Azulejo, em Lisboa.

A minha mãe estava mesmo a fim de fazer turismo e eu aproveitei para finalmente conhecer esse tão falado Museu do Azulejo.

O Museu fica na Rua Madre de Deus (Xabregas), próximo do Beato e ao mesmo tempo perto do Panteão Nacional. Como o Museu não está muito longe da minha casa, ia sempre deixando o passeio para depois.

Eu e mamãe partimos então para a nossa aventura e andamos 7,4 km até ao Museu com um sol básico nas nossas cabeças, mas fomos super bem-dispostas (como dizem os portugueses), entretidas com a arquitetura e com a beleza natural de Lisboa.

Não precisam fazer isso, pois há um ponto de ônibus bem em frente ao Museu do Azulejo. Na verdade, ainda há outra opção na Avenida Infante D. Henrique, só precisam caminhar cerca de cinco minutos do ponto de ônibus até ao Museu, vai depender de onde vocês estejam e qual a linha que faz mais sentido. No site do Museu do Azulejo estão disponíveis os números dos autocarros (ônibus) que passam por lá.

Apesar de não considerar este passeio obrigatório (a não ser que tenha tempo suficiente em Lisboa ou que ame azulejos), acredito que valha muito a pena conhecer esse Museu, afinal é um dos mais importantes museus nacionais.

museu do azulejo por Joana Balaguer 2.jpg

O azulejo faz parte da cultura lusitana, é uma arte que se distingue como genuinamente portuguesa e o edifício lindíssimo em que se encontra o Museu (apesar do pátio precisar de uma pintura) acumula história e tradição, pois abrigava o antigo Mosteiro da Madre de Deus.

O Museu, que abriu as portas oficialmente há mais de 30 anos, alberga azulejos do final do século XV até aos nossos dias.

Confesso ter gostado mais dos azulejos recentes e modernos, mesmo sendo impossível não achar os antigos maravilhosos, até porque eu adoro aqueles clássicos azuis, brancos e amarelos.

museu do azulejo por Joana Balaguer 5.jpg

Na visita, podemos ainda ver os claustros, a igreja e a capela, painéis antigos e históricos, como aquele que representa o terremoto que devastou Lisboa em 1755.

Promovendo atividades, visitas guiadas e oficinas de pintura em azulejo, o Museu ainda oferece uma Biblioteca que é especializada em azulejaria e cerâmica.

Hoje em dia eu amo azulejos, mas a lembrança que eu tenho da minha infância não é nada cheia de glamour porque eu detestava os azulejos do meu banheiro! Como nos tornamos melhores com o passar do tempo, não é verdade? Morando em Portugal seria impossível não ser uma fã assumida dos tradicionais azulejos portugueses.

Se tiverem tempo na agenda e puderem conferir esses azulejos fantásticos, saibam que o Museu do Azulejo está fechado às Segundas e que funciona das 10:00 às 18:00h.

No final da visita podem tomar um café no espaço exterior do edifício ou passar pela loja do Museu e levar uma lembrança para casa.


Links Úteis de Viagem

Pizzaria Casanova

Pizzaria Casanova

Sublime Comporta

Sublime Comporta