Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Inverno no Barrocal

Inverno no Barrocal

Um visual de tirar o fôlego a uma hora e meia de Lisboa. Sempre bom voltar ao Hotel São Lourenço do Barrocal!

Nesta terceira visita, nos deparamos com o paraíso campestre coberto de flores para anunciar prematuramente a Primavera. Um cenário de um filme perfeito e ideal para estar em família, uma coisa literalmente de outro mundo.

Estivemos na Herdade (uma espécie de fazenda aí no Brasil) no Verão do ano passado, podem dar uma conferida no post que escrevi na época. Como é um lugar que se distingue dos outros por excelência, vale sempre a pena voltar. 

No Inverno, a Herdade muda de cara e fica até difícil imaginá-la no Verão. Totalmente com um espírito camaleão, o lugar se adapta muito bem a qualquer estação, desta vez estava mais deliciosa, romântica e ao mesmo tempo super família!

Ocupando uma área de 780 hectares, no sopé da colina de Monsaraz e pertinho do lago Alqueva, o São Lourenço do Barrocal possui uma horta biológica e oferece atividades diversas, para além de 275 dias de sol  brilhando para aproveitarmos um pouco de tudo isso. 

Preparem-se, porque a lista é grande! As atividades incluem: aulas de balance e volteio (iniciação à equitação); caça ao tesouro (ideal para as crianças); caminhadas para apreciarmos a herança megalítica (monumentos pré-históricos); passeios de charrete, a cavalo e de bicicleta; pilates; piqueniques; provas de vinho e visita à adega; sala de brinquedos; sauna e banho de cedro; tratamentos de spa; corridas com um personalworkshop de cozinha em forno a lenha e de pão artesanal; atividades aquáticas; observação de aves e das estrelas (o São Lourenço do Barrocal tem uma vista privilegiada para observar o céu a noite); e ainda passeios de balão (para quem não teme as alturas)! 

Dentre tantas atividades, teríamos de experimentar algumas, claro!

Desta vez, fizemos um delicioso piquenique e também observamos as estrelas.

No Verão, estivemos sempre na piscina, uma coisa difícil de resistir graças ao calor abrasador alentejano.

Como fomos em família (mãe, irmã, cunhado, marido e, é claro, filho), a ideia do piquenique parecia perfeita porque está implícito compartilhar. Então, tivemos um almoço lindo, onde a equipe da Herdade organizou tudo com o maior carinho. Ficou demais!

Sabe quando temos um daqueles momentos que gostaríamos de congelar para sempre? Tive vários instantes assim durante as duas horas que estivemos esticados naquelas lindas mantas listradas.

É exatamente por isso que as pessoas regressam e procuram o Barrocal, quem não quer momentos assim de vez em quando para fugir da rotina?

Depois de ter vivido o meu momento bucólico top do ano em família, estava totalmente relaxada. Mamãe ficou brincando com o Martin na área de crianças da Herdade, que é super legal, e nós fomos apreciar na íntegra a palavra descanso.

Para observar as estrelas, fizemos uma marcação para as 18h. Se engana quem pensa que é só sair do quarto e olhar para o céu, apesar do céu alentejano ser maravilhoso e já termos feito exatamente isso no Verão. Dessa vez, fomos ver e saber sobre as estrelas e tivemos uma experiência incrível graças ao querido Nuno, que nos explicou tudo (ou quase tudo) sobre elas. 

A noite estava fria, mas durante o dia até sentimos calor! Acredite se quiser, mas o Alentejo é mesmo assim. Na verdade, o tempo deu uma boa colaborada conosco, depois de uma semana de chuva, o sol apareceu justamente para justificar os tais 275 dias prometidos por ano!

O Hotel São Lourenço do Barrocal dá a opção de ficarmos alojados em quartos confortáveis com ar condicionado ou então em casas bem equipadas com vista para o campo. 

As casas são bem legais, nós já conhecíamos e ficamos lá hospedados mais uma vez. Tudo com um toque de simplicidade e beleza campestre, trazendo aquilo que precisamos e da melhor qualidade possível.

A equipe é nota mil! Todos muito simpáticos e super queridos! Muito bem preparados e sempre com um sorriso no rosto demonstrando muita alegria em nos receber. 

São detalhistas e preocupam-se com pequenas coisas que fazem a diferença, como por exemplo colocar pães artesanais ou bolos preparados na Herdade durante a tarde nos nossos quartos ou ainda levar sucos fresquinhos para a nossa geladeira!

Um capítulo a parte do hotel é o Susanne Kaufmann Spa Barrocal. Os tratamentos oferecidos pelo Spa do hotel são variados e os produtos utilizados são de cosmética orgânica. Se gostarem da experiência, podem comprar os produtos com ingredientes à base de plantas que estão a venda para os hóspedes.

Barrocal no Inverno por Joana Balaguer 14.jpg

Apesar de tudo ser tão perfeito e da Herdade somar quase duzentos anos, o hotel ainda é um bebé que completa um ano no mês de Março. Mesmo assim já foi indicado pela Revista Wine como “Enoturismo do Ano” em 2016.

Todo o conjunto merece realmente essa distinção, o restaurante da Herdade é top! A lareira estava acesa dando uma sensação de acolhimento e conforto quando nós chegamos. O engraçado é que no Verão queríamos mais era entrar no restaurante para aproveitar o ar condicionado! Mas… como a noite estava fria, o que caía bem era mesmo uma lareira acesa e uma sopa quentinha!

O jantar foi cinco estrelas, tudo o que pedimos estava delicioso!! Eu tomei uma sopa super tradicional de tomate com ovos que era dos deuses! Não me contive e também provei do pão alentejano, que é mara! Se vocês estiverem no Alentejo, não podem deixar de experimentar. É totalmente diferente dos pães das outras regiões.

Eu não pedi sobremesa, porque consegui me conter, mas acabei provando o pudim que eles pediram de azeite com mel. Vocês podem pensar que é uma combinação estranha, mas posso garantir que era maravilhoso!

A minha mãe não veio ao restaurante com a gente, como a casa tem tudo o que precisamos para preparar uma refeição, ela preferiu ficar lá sossegadinha com o Martin, que bateu um super prato com a vovó.

O café da manhã foi dos deuses como sempre! Eles tem favo de mel, gente! Uma loucura!

Bem… nós fomos para passar uma noite, mas a nossa vontade era ficar pelo menos uma semaninha… afinal de contas, a lista de coisas para fazer é enorme como vocês já perceberam. Sem contar com a paz surreal… o silêncio que contrasta com o som dos passarinhos…

Acho que vou regressar em breve!


Links Úteis de Viagem

Pelo Centro de Coimbra

Pelo Centro de Coimbra

Um Palácio no Norte

Um Palácio no Norte