Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Passeio de 1 dia à Cidade de Tomar

Passeio de 1 dia à Cidade de Tomar

Aqui em casa temos o hábito de fazer um bate e volta por cidades próximas a Lisboa. No início do ano, meu marido disse que iríamos a Tomar, confesso que fui sem qualquer expectativa, já que nunca tinha ouvido falar. 

A cidade de Tomar, uma das de maior interesse histórico em Portugal, banhada pelo Rio Nabão, fica a 118 kms de Lisboa. Se faz numa boa em 1 hora e meia. Saímos da capital rumo a uma cidade com nem 19.000 habitantes.

Bem pequenininha e antiga, Tomar nos remete imediatamente ao passado. Uma típica cidade do interior com sua praçinha, seu comércio local e seus moradores observando os turistas. Desde do momento que se chega até à hora da partida respiramos história.

Como principais pontos turísticos de Tomar, temos o Convento de Cristo e o Castelo de Tomar que só fomos visitar na segunda vez porque na primeira estava bem frio e com chuva. Nessa segunda vez estava um calor enorme mas deixa vez não seria o clima a nos impedir de prosseguir com a visita. Na verdade, a visita é obrigatória pois estamos falando de um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Tem também passeios de tuk-tuk, uma espécie de visita guiada, que acho bem bacana fazer pois além de girar toda cidade, você vai escutando mais sobre a história de Tomar, a cidade dos Templários por excelência. Da primeira vez que fomos foi engraçado porque todos os lugares que chegávamos logo depois chegava o mesmo tuk-tuk, dando a sensação que éramos nós os verdadeiros guias de Tomar ;).

Dica: o melhor mesmo é parar o carro e se perder a pé pela cidade, vendo e descobrindo tudo com os próprios olhos (na verdade essa dica pode ser aplicada a praticamente todas as cidades de Portugal).

Um lugar que amei também foi o Museu dos Fósforos, muito legal! É uma coleção de muitas, mas quando digo muitas, são MUITAS caixinhas de fósforos. Os números impressionam: 2 milhões de fósforos, arrumados em 47.000 caixinhas, com origem de 127 países. Tudo exposto em 7 salas de uma casa com um jardim lindo. Cada caixa mais linda que a outra, o máximo! E está aberto todos os dias do ano.

Na verdade, tanto na primeira vez quanto na segunda vez, fomos com objetivo de almoçar lá, o que acabou acontecendo. Perfeito para depois dar uma volta pela cidade enquanto se faz a digestão.

Da primeira vez fomos a um restaurante muito interessante pois a culinária se baseava em carnes de caça (detalhe que nem como esse tipo de comida), o restaurante é todo temático, uma verdadeira taverna medieval. O restaurante é super escuro e todo à luz de velas. Entramos e me fez uma confusão porque era almoço mas parecia jantar. O atendimento foi ótimo, a comida é boa (pesada para o meu gosto pois tem muita carne mas comi um prato de legumes que estava ótimo!) e a experiência é única. O nome do Restaurante é Taverna Antiqua.

Já dessa segunda vez que fomos a Tomar queria algo mais leve - até porque fez 50 graus - então fomos a um outro chamado Sirius. Chegamos tarde e o restaurante inteiro estava sob nossa conta. Consequência? Tratamento super VIP. O restaurante é super astral, clean, colorido, musica muito boa e comida ótima! Comi a melhor azeitona da minha vida e o segredo? Ele coloca um pouco de MEL!!!! Não acreditei! Surreal de bom! E depois nos empolgamos, pedimos não sei quantas entradas e prato principal e foi MUITA comida. De leve acabou não sendo nada mas valeu a pena, até porque foi a "desculpa" para caminhar pela cidade depois.

É verdade! Uma ótima dica! Primeiro Domingo de cada mês não se paga entrada em Museus aqui em Portugal, o que é maravilhoso e um verdadeiro incentivo à cultura.

Depois de 7 anos descobri isso Domingo passado em Tomar. Antes tarde do que nunca, por isso já passo para vocês ;)


Moliceiro de Aveiro, O Barquinho de Doce de Ovo

Moliceiro de Aveiro, O Barquinho de Doce de Ovo

Pousada da Serra da Estrela - Visitar a Serra da Estrela em pleno Verão

Pousada da Serra da Estrela - Visitar a Serra da Estrela em pleno Verão