Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Pousada da Serra da Estrela - Visitar a Serra da Estrela em pleno Verão

Pousada da Serra da Estrela - Visitar a Serra da Estrela em pleno Verão

Depois de 3 anos voltei à Covilhã, ou melhor, à Serra da Estrela, o ponto mais alto de Portugal continental (1993 metros de altitude), mas dessa vez com um cenário bem diferente.

Quando a conheci estava coberta de neve, marcando -5ºC e agora conheço uma Serra da Estrela completamente verde e com termômetro marcando 35ºC. Como seria de esperar, um lugar completamente diferente. Se o nome fosse diferente, possivelmente nem saberia que havia estado aqui antes. Quer dizer, acharia familiar quando subisse as várias curvas que se apresentam até lá chegar, mas o que quero dizer é que fiquei impressionada em como o cenário pode ser tão contrastante do Inverno para o Verão nessa região.

Demoramos quase 3 horas de Lisboa. A estrada até lá é excelente (como praticamente todas as auto-estradas portuguesas). Chegando na cidade da Covilhã, a principal cidade junto à Serra da Estrela, começa a subida, com bastantes curvas e com um visual de tirar o fôlego.

Depois de muito subir, muito mesmo (a Pousada fica a 1200 metros de altitude), finalmente chegamos ao nosso destino: a Pousada da Serra da Estrela, a mais alta de Portugal, e com uma vista impressionante. A Pousada opera em um edifício dos anos 20 que chegou a servir de sanatório. Hoje, depois de uma reforma profunda assinada pelo consagrado arquiteto português Souto Moura, o edifício ganhou uma nova vida e se converteu em um dos melhores hotéis da Serra da Estrela. Os traços originais foram preservados e você se sente hospedado em um lugar com história e personalidade.

Os quartos são aconchegantes, o café da manhã é bem gostoso, possui uma piscina exterior bem legal e uma piscina interior aquecida. O jardim, com vista panorâmica, é bem agradável e espaçoso.

Deu inclusive para ficar plantando bananeira (eu pelo menos ficar tentando!).

É uma Pousada super para crianças também. Tem uma sala de jogos e brinquedos bacana, tem muitas cadeirinhas no restaurante. Aliás, na nossa estadia, tinha tanta criança que faltou cadeirinha - mas foi mesmo porque tinha muita criança.

Outra coisa engraçada é que aceitam cachorros. Aquela plaquinha da porta do quarto de não perturbem tem também "cão no quarto". Pensei que poderia ser uma brincadeira até me deparar com um cachorro enorme de coleira andando pelo corredor dos quartos.

O buffet do jantar será o ponto a melhorar nesse hotel, achei caro pelo que eles ofereciam (pouca opção de comida mais leve). Em compensação, como falei antes, o café da manhã é ótimo!

Pela região, a Pousada da Serra da Estrela sugere vários pontos para explorar como a "Cabeça do Velho" (na imagem acima), "Mondeguinho" (nascente do Rio Mondego), "Caldas de Manteigas" (que é um viveiro de Trutas), "Loriga" (Suíça portuguesa que tem uma praia fluvial) entre outros: Vales Glaciar, Lagoas e aldeias históricas.

Fomos visitar um lugar chamado "Poço do Inferno" que é uma queda de água com cerca de 10 metros de altura (que no Inverno fica congelada). Após percorrermos o caminho estreito, difícil e lindo, chegamos e não tinha nada, estava tudo seco.

Fica a dica: a melhor época para visitar o "Poço do Inferno" será na Primavera, quando o volume de água é maior e as temperaturas mais amenas.

Mas o passeio valeu para tirarmos fotos e respirar o ar puro tão característico da Serra da Estrela.

No dia que fomos embora passamos antes em Belmonte, uma aldeia histórica onde nasceu Pedro Álvares Cabral.

Belmonte tem um belo castelo e, na frente, se encontra uma réplica da cruz que foi ordenada levantar pelo famoso navegador português na celebração da primeira missa no Brasil. Essa cruz foi uma oferta do presidente Kubichek de Oliveira (aposto que vocês não sabiam disso, eu tão pouco)...

Estava incrivelmente quente nessa tarde mas demos uma voltinha. Estava acontecendo uma feira medieval, então Belmonte estava com uma atmosfera especial. Várias barraquinhas, uma diferente da outra. Compramos um pacotinho de sementes de Girassol caramelizada - delicioso! E para finalizar tinha um carrossel muito legal, todo de madeira, onde uma senhora pedalava e o Martin rodava. Bem castiço.

Foi um final de semana bem gostoso grudada na família e amigos na belíssima região da Serra da Estrela.


Passeio de 1 dia à Cidade de Tomar

Passeio de 1 dia à Cidade de Tomar

Petiscos na Serra da Estrela

Petiscos na Serra da Estrela