Olá.

Bem-vindo ao Cidades de Portugal, o meu blog com as melhores dicas do país. Aproveite e boa viagem!

Padaria? É Portuguesa, com certeza!

Padaria? É Portuguesa, com certeza!

Imagem Inicial - Opachevsky Irina / Shutterstock.com

Bom, nós brasileiros crescemos com a ideia de que toda padaria no Brasil pertence a portugueses não é verdade? Pois pois ;) já não estou tão certa disso hoje, mas que os portugueses são ótimos nas padarias, disso não tenho a menor dúvida.

E como amo pão, para mim sempre foi uma dificuldade resistir ao apelo desse iguaria tipicamente portuguesa, principalmente aqui pela terra do pão.

Há um ano atrás, quando regressei a Lisboa, me deparei com uma padaria que mais parecia um restaurante, no meu bairro. Entrei e adorei! Pensei "boa! Meu bairro já tem uma padaria legal". Agora mal sabia eu que em quase todo bairro de Lisboa tinha uma espalhada, quando não são duas ou três. E não é uma padaria qualquer. É sim, "A Padaria Portuguesa".

Pensem em um balcão com uma cara maravilhosa, com pães de vários tipos, frutas, bolos, geléias, biscoitos caseiros, suco de laranja feito na hora, café (maravilhoso!) e vários salgados como rissóles e croquetes.

Você está com sua senha na mão na fila (sim tem 2 máquinas de senhas, uma para comer na loja e outra para levar) e já se imagina comendo TUDO o que ali se encontra exposto. Na sua vez, sempre fica meio na dúvida se pede algo mais. Isso por si só já é um convite para conhecer. Mas se o estômago já se apaixonou faltam algumas outras partes para ficarem totalmente in love.

Vamos lá então!

A climatização é ótima! No inverno ficava super bem dentro, quentinha. E agora no verão é a "desculpa" perfeita para se refrescar um pouco.

Os banheiros são bons e limpos. Aliás A Padaria toda é super limpa e cheirosa. O atendimento é rápido demais. Já fui a algumas que ficam bem no centro turístico, lotadas de estrangeiros na dúvida do que comer, e mesmo assim foi rápido. E a simpatia dos funcionários é nota dez!

Ah! Sem falar que tem Wi-Fi (o que nos dias de hoje é essencial ter, ainda mais com o turismo crescendo tanto). Aliás conheço gente que entra na "A Padaria Portuguesa" só para pegar a internet mas é IMPOSSÍVEL ficar só com ela. Junto sempre vem um cafézinho, um pão...

As músicas são demais! Toca música para todos os gostos.
Nesse momento que escrevo toca a música "Casa Portuguesa" de Ámalia Rodrigues uma fadista super famosa que já ouvi algumas vezes aqui e AMO quando toca porque acho tudo a ver com o conceito. Me emociono de verdade.

Pronto? Estão com vontade de vir né?

E se eu falar o que faz TODA a diferença nela: O Preço!


Para nós brasileiros, em que nossas moedas são bem desvalorizadas, é engraçado porque não lembro de ter pago com nota aqui. Minha conta nunca sai mais de 2,50€. Sim! Mesmo fazendo a conversão para o real quando comeríamos um sanduiche de queijo ou presunto ou os dois com super suco de laranja e um café por nem 9 reais?? E você não paga somente a comida, aliás é o Menu Pequeno Almoço (café da manhã), você paga o espaço, atendimento, conforto... É barato demais!

Falando em Menus, eles também possuem refeições. São bem servidas e o preço... você já sabe!

O que me impressiona é que são várias lojas espalhadas principalmente pela cidade de Lisboa (40 lojas em 6 anos) e estão SEMPRE cheias. E olha que uma coisa que tem concorrência aqui em Portugal são padarias.

A fabricação é própria. O cheirinho de mais de 20 tipos de pães saindo do forno a toda hora é simplesmente irresistível.

E agora? Vai conseguir visitar Portugal e ficar na dieta sem carboidrato? Eu não consegui...


Petiscos na Serra da Estrela

Petiscos na Serra da Estrela

Herdade de São Lourenço do Barrocal - Um Paraíso a Descobrir no Alentejo

Herdade de São Lourenço do Barrocal - Um Paraíso a Descobrir no Alentejo