Hotéis em Portugal

Portugal é um daqueles países que oferecem hotéis para todos os gostos e carteiras. Hotéis de luxo? Tem alguns de cortar a respiração. Hotéis boutique e de charme? Vários. Hostels? São muitas vezes consideradas as melhoras do mundo. Existem literalmente milhares de opções de alojamentos em Portugal.

Conselho: começe por consultar o artigo que escrevi com vários mapas de Portugal e distâncias entre cidades. Assim ficará mais fácil você se orientar durante o processo de escolha dos hotéis.

Para tornar a tarefa de encontrar o lugar perfeito para ficar, eu sugiro que você use alguns truques simples na Booking.com, site de reservas de hotéis que recomendo. 

Veja 4 dicas essenciais para escolher hotéis em Portugal no final dessa página.


Hotéis em Portugal: Cidade a Cidade

Agora é só escolher a cidade e começar a procura pelo melhor hotel, ao melhor preço. Não esqueça de conferir os truques para achar o hotel ideal no final da página.

Hotéis em Portugal - Escolher por Grau de Satisfação - Portugal - Cidades de Portugal por Joana Balaguer.jpg

Hotéis em Portugal: Lisboa

Lisboa, sendo a capital e a maior cidade de Portugal, é um lugar obrigatório e provavelmente você irá dormir aqui. Existem vários bairros interessantes para ficar, uns mais tradicionais e históricos, outros mais descolados e modernos. Lisboa tem uma luz incrível, gastronomia imperdível, várias opções de compras e uma agenda cultural recheada.

Hotéis em Portugal - Escolher por Grau de Satisfação - Lisboa - Cidades de Portugal por Joana Balaguer - 4.jpg

Hotéis em Portugal: Porto

Passando por Portugal, é quase obrigatório conhecer o Porto, a segunda maior cidade do país. O Porto foi eleito recentemente como um dos melhores destinos do mundo para visitar e o número de hotéis de qualidade não para de aumentar. Seja pelo vinho do Porto, pelo Rio Douro ou pela Ribeira, qualquer desculpa serve para visitar a "Invicta".


Hotéis em Portugal:
Cascais (Lisboa)

A cerca de 25km de Lisboa, Cascais é sem dúvida uma das vilas costeiras mais charmosas de Portugal e em Cascais ficam alguns dos melhores hotéis de Portugal. As praias de Cascais podem ser de águas tranquilas ou uma das melhores do mundo para o windsurf (Praia do Guincho). Faça uma corrida junto à orla, visite a Boca do inferno, passeie pela Marina ou almoce pela Casa da Guia e se deixe levar pelos encantos singulares desse lugar.

Hotéis em Portugal:
Sintra (Lisboa)

Sintra será possivelmente a vila mais romântica de Portugal. A cerca de meia hora de Lisboa, Sintra é um lugar com argumentos próprios: belos palácios, bosques que parecem encantados e doces de deixar água na boca. O Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e o Castelo dos Mouros são algo a não perder. Perto de Sintra fica o imponente Palácio de Queluz que viu nascer (e morrer) D. Pedro I, Imperador do Brasil.

Hotéis em Portugal:
Estoril (Lisboa)

Junto a Cascais, o Estoril é um destino famoso por suas praias, seu circuito que chegou a fazer parte do calendário da F1, seu cassino e por ter sido a escolha de monarcas e aristocratas durante décadas, principalmente durante o Verão. No Estoril você poderá fazer belas caminhadas pela costa, se deixar surpreender pelos ótimos restaurantes ou simplesmente relaxar ao som do Atlântico.


Hotéis em Portugal:
Aveiro

Pense em Veneza. Pense em Portugal. Você está pensando em Aveiro. Para além dos tradicionais barcos moliceiros e dos canais de água, Aveiro é famosa pelos seus doces de ovos (recomendo visitas às inúmeras confeitarias da cidade). Aveiro, junto a uma Ria com o mesmo nome, é uma cidade plana, limpa e hospitaleira. Bem próximo fica Ílhavo, localidade onde se pode encontrar a fábrica da Vista Alegre, as famosas porcelanas de Portugal. Aveiro fica entre Coimbra e Porto.

Hotéis em Portugal:
Beja

A cidade de Beja é um local relevante para quem quiser provar a gastronomia regional alentejana (vá com apetite) e visitar seu centro histórico. Quem passar por essa cidade não poderá deixar de subir à Torre de Menagem do Castelo de Beja e apreciar uma vista panorâmica que não deixará ninguém indiferente. Falando em vista, na região de Beja costumam organizar voos em balões de ar quente...Fica o desafio para os mais corajosos.

Hotéis em Portugal:
Braga

Sendo a maior cidade do Minho, Braga também é conhecida como a "cidade dos Arcebispos" uma vez que foi governada por clérigos durante séculos. Assim, não é surpresa que em Braga se encontre uma das mais impressionantes catedrais em Portugal - falo da Sé Catedral de Braga. O centro histórico é muito interessante, com muito comércio e lojas bacanas. Braga foi recentemente considerada a cidade mais feliz de Portugal. Do alto do Santuário do Bom Jesus (com suas escadas que parecem não terminar), a paisagem é deslumbrante.

Hotéis em Portugal: Bragança

Localizada no nordeste de Portugal, Bragança é uma das cidades mais isoladas do país - basta pensar que fica na região de Trás-os-Montes, ou seja, você precisa atravessar os montes para chegar em Bragança. O ambiente é bem pacato e o monumento mais em destaque será mesmo o Castelo de Bragança. Para sentir a natureza em seu estado puro, explore o Parque Natural de Montesinho, perto de Bragança, um dos lugares menos divulgados de Portugal.


Hotéis em Portugal: Castelo Branco

Seguindo na direção Sul-Norte, Castelo Branco é uma pequena cidade que marca o final do Alentejo e a entrada nas Beiras, onde se encontra a famosa Serra da Estrela. Em Castelo Branco vale a pena visitar o Castelo dos Templários, o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (museu com arquitetura verdadeiramente surpreendente) e o Jardim do Paço Episcopal.

Hotéis em Portugal - Coimbra - Cidades de Portugal por Joana Balaguer .jpg

Hotéis em Portugal: Coimbra

Para muitos, Coimbra é a cidade mais portuguesa de Portugal. A 205km de Lisboa e 120km do Porto, Coimbra beneficia de uma localização central. Mundialmente famosa, a Universidade de Coimbra e sua Biblioteca Joanina impressionam. Tem também o rio Mondego, os mosteiros, as igrejas, o fado, a história de amor de Pedro e Inês, o parque Portugal dos Pequenitos e tantas outras coisas interessantes para conhecer. 

Hotéis em Portugal:
Évora

A cidade de Évora será provavelmente a mais interessante do Alentejo. Rodeada por muralhas do século XIV, Évora é um lugar onde a maioria das casas são brancas, o que dá um certo charme. Tem a Praça Giraldo, o famoso Templo de Diana, a Capela dos Ossos e o Aqueduto da Água de Prata (projetado pelo mesmo arquiteto da Torre de Belém). O centro histórico foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Hotéis em Portugal:
Faro

Faro é o maior centro urbano do Algarve e fica bem no meio dessa bela região. Do ponto de vista turístico, Faro normalmente não é a primeira escolha dos visitantes, o que cria oportunidades para os que gostam de visitar lugares menos explorados como por exemplo o Parque Natural da Ria Formosa. Faro tem monumentos interessantes, jardins bem mantidos e uma população jovem, o que garante uma vida noturna animada.


Hotéis em Portugal: Guarda

Como o nome indica, a cidade da Guarda, edificada no alto de uma colina, foi construída para proteger o território dos Mouros e dos Castelhanos. A Guarda é conhecida pelos seus "F": forte, farta, fria, fiel e formosa. A 30 minutos da Guarda fica a pequena vila de Almeida que tem a particularidade de estar inserida dentro de uma fortificação em forma de uma estrela de 12 pontas.

Hotéis em Portugal:
Leiria

Leiria é uma cidade muito agradável, que mistura de forma exemplar seu patrimônio histórico com arquitetura moderna. Para além do Castelo de Leiria, recomendo caminhadas pelo bem ordenado centro da cidade. Leiria é um bom lugar para se hospedar pois fica próxima das localidades de Alcobaça e Batalha, cada uma com seus mosteiros próprios e outros motivos de interesse. O Santuário de Fátima bem próximo a Leiria também.

Hotéis em Portugal: Portalegre

Portalegre, localizada no Alentejo e muito perto da Espanha, é uma cidade bem pacata e que normalmente não recebe muitos turistas, tornando-a ideal para os que pretendem visitar uma cidade que preservou bem sua autenticidade. Uma visita obrigatória em Portalegre é o Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino que mostra bem a importância dos tapetes para as populações dessa terra alentejana.

Hotéis em Portugal: Santarém

Dizem sobre Santarém, cidade muito próxima de Lisboa, que é a capital portuguesa do gótico - uma visita ao centro histórico ajuda a explicar esse título. Uma das coisas que recomendo fazer é observar a vista das Portas do Sol, uma oportunidade para observar a bela paisagem do rio Tejo e dos campos das redondezas. Vale a pena incluir Santarém no roteiro.


Hotéis em Portugal: Setúbal

Setúbal, cidade a sul de Lisboa, é banhada pelo rio Sado, um dos mais diversos de Portugal (chega a ter golfinhos). Esse é um bom lugar para ficar para explorar as belezas naturais mais próximas como Tróia, Comporta, Azeitão (região de vinhos), Serra da Arrábida e Sesimbra. Dizem também que é um dos melhores lugares em Portugal para comer peixe fresco.

Hotéis em Portugal:
Viana do Castelo

Junto ao Atlântico, depois do Porto e quase na Espanha, fica Viana do Castelo, uma cidade com um centro histórico medieval e boas praias nas redondezas. Suba até à Pousada de Viana do Castelo (essa seria minha escolha de hotel), logo depois do Santuário de Santa Luzia. Lá do alto, a vista sobre essa cidade do norte de Portugal é de cortar a respiração. Nos meses mais quentes sugiro uma visita às lagoas da Serra d'Arga.

Hotéis em Portugal:
Vila Real

No norte fica também localidade de Vila Real. O seu centro é agradável e tem algumas igrejas interessantes. Para mim o ponto turístico mais interessante é a Casa de Mateus, rodeada por jardins elegantes e um dos mais relevantes exemplos de arquitetura barroca em Portugal. Para quem quiser se divertir um pouco, tem o Kartódromo de Vila Real que garante momentos de adrenalina atrás do volante.

Hotéis em Portugal:
Viseu

Viseu, não muito longe da Serra da Estrela, é um lugar bem charmoso e que também merece constar no roteiro. O centro histórico está muito bem preservado e suas praças e jardins são muito bem cuidados (exemplo do Jardim das Mães e do Parque Aquilino Ribeiro, ideal para levar crianças). Para os amantes de vinho, a região do Dão fica muito próxima a esta cidade beirã.


4 Dicas para Escolher Hotéis em Portugal

Agora é só escolher a cidade e começar a procura pelo melhor hotel, ao melhor preço. Não esqueça de conferir os truques para achar o hotel ideal no final da página.

 

Dica 1: Escolha um Hotel pelo Grau de Satisfação

Esse é o meu jeito favorito pois você usa como referência as experiências que os outros hóspedes tiveram quando ficaram hospedados nos hotéis. Quanto mais alta a pontuação, maior o grau de satisfação. Esse critério para mim é mais valioso do que apenas as estrelas pois ele tem em consideração o custo/benefício de cada hotel. Basta você clicar em "Avaliação dos Hóspedes" e a lista de hotéis e alojamentos se ordena dessa forma.
 

Dica 2: Escolha um Hotel pelo Preço mais Baixo

Caso você esteja viajando com um orçamento limitado, essa pode ser a melhor forma de encontrar o lugar certo para se hospedar em Portugal. Verifique se a cidade e as datas estão inseridas e clique em "Preço mais baixo" para ver as opções mais econômicas.
 

 Dica 3: Escolha um Hotel por Critérios Interessantes

Para além de poder ordenar os hotéis por grau de satisfação dos hóspedes e preço mais baixo, existem vários outros critérios que você pode acionar na barra lateral esquerda do site. Você pode por exemplo filtrar os resultados de forma a só ver um tipo de alojamento (exemplo: apartamentos), escolher o bairro (exemplo: Chiado), número de estrelas (exemplo: 4 estrelas), se tem Wi-Fi gratuito, etc. Vale a pena explorar com atenção.
 

Dica 4: Escolha um Hotel Ampliando a Área Geográfica e Foque numa Região

Essa é uma das formas de você poder encontrar hotéis que normalmente não encontraria pois você estará ampliando a área geográfica da pesquisa. Por exemplo, se ao invés de você pesquisar por hotéis somente em Lisboa, você pode pesquisar por hotéis na Região de Lisboa e dessa forma irá encontrar hotéis que ficam perto de Lisboa mas que não ficam na cidade propriamente (exemplo: Cascais, Estoril, Sintra, etc.). Assim, caso você não faça questão de ficar na cidade de Lisboa propriamente dita, poderá conseguir encontrar bons hotéis por melhores preços.

As regiões de Portugal que considero mais relevantes para sua pesquisa são as seguintes:

Hotéis na Região de Lisboa

A Região de Lisboa inclui as cidades de Lisboa, Cascais, Estoril, Sintra, Setúbal, Sesimbra e Costa da Caparica, entre outras. Veja também hotéis com vista em Lisboa.

Hotéis na Região do Porto

No caso da Região do Porto, para além da cidade do Porto, encontramos outras cidades como Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Espinho e Póvoa de Varzim.

Hotéis na Região Norte

A Região Norte, para além de englobar a Região do Porto, inclui todo o Vale do Douro, bem como as cidades de Braga, Guimarães e Viana do Castelo, não esquecendo o impressionante Parque Natural Peneda-Gerês.

Hotéis na Região Centro

Na Região Centro ficam várias cidades interessantes como Leiria, Coimbra, Aveiro e Viseu. Outros lugares de interesse nessa região incluem Fátima, Óbidos e Tomar.

Hotéis na Região do Alentejo

O Alentejo é a maior região de Portugal e ocupa praticamente 1/3 de todo o território. Sua paisagem tende a ser mais desertificada e seus vastos campos utilizados para a agricultura. Os lugares que mais gostei de conhecer foram Évora e Monsaraz. Na costa oeste do Atlântico (Costa Vicentina) ficam belas praias e vilas interessantes como Tróia, Comporta, Porto Côvo e Vila Nova de Mil Fontes.

Hotéis na Região do Algarve

O Algarve é o destino de eleição dos portugueses nos meses mais quentes do ano, onde também podemos encontrar muitos turistas do mundo inteiro. Vilamoura seria o lugar mais badalado mas existem outras opções que gosto. Exemplos: Lagos, Sagres e Carvoeiro.

Hotéis na Região da Madeira

A ilha da Madeira é um dos destinos mais procurados de Portugal. Os hotéis na Madeira são excelentes, a paisagem natural é deslumbrante, a gastronomia e os vinhos são de alta qualidade e o povo encantador. A festa de reveillon do Funchal, a principal cidade da Madeira, é a mais famosa de Portugal.

Hotéis na Região dos Açores

O arquipélago dos Açores é composto por nove ilhas, todas elas de extrema beleza (São Miguel, Pico, Terceira, o difícil é escolher...). O que impressiona nos Açores é a possibilidade de encontrar a Natureza num estado de conservação absoluto. A principal ilha é São Miguel, onde fica a cidade de Ponta Delgada e as imperdíveis Lagoas das Sete Cidades.